Internacionalização no Setor Agroalimentar

CANDIDATURAS ATÉ 23 DE MAIO DE 2025
O setor agroalimentar enfrenta desafios e oportunidades únicas ao procurar expandir-se para mercados internacionais. O crescimento global e a procura por produtos diferenciados aumentaram a competitividade, mas também impuseram exigências regulatórias rigorosas e diversas.
Internacionalizar empresas agroalimentares exige adaptação às legislações locais, políticas comerciais, padrões de qualidade e segurança, rotulagem e normas de sustentabilidade e responsabilidade social, que variam amplamente entre os países e blocos económicos, como a União Europeia, América do Norte e Ásia.
A compreensão profunda dos requisitos regulatórios e das melhores práticas de internacionalização é crucial para as empresas do setor. Com consumidores cada vez mais exigentes e conscientes, as empresas precisam não só de conformidade legal, mas de estratégias que sustentem a competitividade e valorizem a origem dos produtos, práticas sustentáveis e inovação tecnológica.
Dessa forma, o curso Internacionalização no Setor Agroalimentar oferece a base para capacitar profissionais e empreendedores com o conhecimento necessário para atuar no setor de maneira eficiente e sustentável num mercado globalizado.
Taxa de Inscrição: 450€ * **
Taxa de inscrição reduzida de 370€ para:
- Associados/ parceiros ESTG ou IBS
- Estudantes, alumni e comunidade P.PORTO
Alumni Verakis
- ** Atribuição de Bolsas de Incentivo no Âmbito do Programa PRR - ESTG até 100% da taxa de inscrição.
- Os candidatos a cursos IBS (exceto C-Academy) são automaticamente candidatos a bolsa de incentivo, cujos resultados provisórios serão divulgados até uma semana antes do início do curso.
Consulte as nossas FAQS ou peça mais informações aqui.
Invista em si! Garanta a sua bolsa, candidatando-se a um dos nossos cursos.
Destinatários
- Estudantes e profissionais do setor agroalimentar
- Consultores, gestores de empresas alimentares
- Advogados
- Outros profissionais interessados em aprofundar o seu conhecimento em regulamentação, sustentabilidade e estratégias de mercado internacional
Objetivos específicos
- Proporcionar compreensão sobre os desafios e requisitos da internacionalização para empresas do setor agroalimentar, com ênfase nas regulamentações e práticas internacionais.
- Desenvolver competências em conformidade regulatória internacional com foco em segurança, rotulagem, e certificações obrigatórias e voluntárias para alimentos.
- Capacitar profissionais para implementar estratégias de mercado, considerando práticas sustentáveis e responsabilidade social.
- Fomentar a inovação e competitividade através da adaptação às tendências e normas específicas de mercados globais.
Programa
Plano de Estudos
- 1. Princípios da Internacionalização – 8h
- 2. Estratégias de Competitividade e Inovação – 7h
- 3. Logística Internacional – 6h
- 4. Direito dos Transportes - 4h
- 5. Exigências e iniciativas para a exportaçao e importaçao de alimentos e produtos alimenticio – 6h
- 6. Contabilidade e Fiscalidade Internacional – 6h
- 7. Responsabilidade Social e Ambiental – 4h
- 8. Marketing e Comunicação na Internacionalização – 4h
- 9. Estudo de Caso e Projeto Final – 6h
Outras informações
- Duração: 51 horas, segundas, quartas e sextas, das 18h00 às 22h00
- Formato: Presencial + online (Zoom)
- Data de início: 02 de junho a 25 de julho de 2025
- Formação conferente de 2 créditos ECTS
- Local: ESTG Felgueiras
TAXA DE INSCRIÇÃO 450€
Taxa de inscrição reduzida de 370€ para:
- Associados/ parceiros ESTG ou IBS
- Estudantes, alumni e comunidade P.PORTO
- Alumni Verakis
Notas
Corpo docente:
ESTG:
- Telma Mendes
- Carina Ribeiro da Silva
- Alexandra Braga
- Wellington Alves
- Sérgio Tomás
- Fernanda Leão
- Amélia Carvalho
- Adriano Andreghetto
Externo: VERAKIS
- José Carlos Pereira
- Filipe Simões
- Filipe Sampaio
- Marco Ferreira
- Sandra Gomes
- Juliana Grazini
Cursos relacionados

Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Marketing Digital
A Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Marketing Digital forma profissionais capazes de liderar e implementar estratégias digitais eficazes, combinando conhecimentos atualizados de marketing, comunicação e análise de dados com uma abordagem prática e orientada para resultados.

Comunicação e Gestão Estratégica no Setor Agroalimentar
A comunicação eficaz no setor agroalimentar é essencial num cenário onde as expectativas dos consumidores e as exigências regulatórias estão cada vez mais elevadas. Diferencie a sua estratégia de comunicação e gestão e gere valor junto do consumidor!

Marketing Digital na Prática: Estratégias e Ferramentas para o seu Negócio
Curso de Marketing Digital para profissionais e executivos do Tâmega e Sousa. Desenvolve competências para enfrentar desafios da era digital, visando aumentar competitividade na comunicação online.