ESTG AVANÇA COM PROJETO PARA A DESCARBONIZAÇÃO INTELIGENTE DO TRANSPORTE URBANO
Liderado pela investigadora Ana Isabel Borges, com colaboração de Wellington Alves, o projeto OPTIMOB-@I.PT pretende revolucionar o processo de transição energética das frotas de transporte público. Recorrendo a modelos integrados de otimização e simulação, esta iniciativa propõe uma ferramenta inovadora de apoio à decisão para selecionar, de forma eficiente, autocarros urbanos movidos a diesel, eletricidade, hidrogénio ou híbridos.
O objetivo é reduzir simultaneamente os custos operacionais e as emissões de CO₂, tanto da frota como da produção de energia associada. A flexibilidade e escalabilidade da solução permitirá que seja aplicada em diferentes cidades, adaptando-se aos seus contextos específicos — um contributo direto para políticas públicas de mobilidade sustentável e combate às alterações climáticas.
A seleção deste projeto no Concurso Science4Policy representa não só uma valorização da qualidade científica e tecnológica da ESTG, mas também o seu compromisso com os desafios da transição climática, contribuindo com soluções práticas e inovadoras que reforçam a ligação entre a academia e as necessidades do território.